quarta-feira, 5 de junho de 2013

DICAS DE CROMA KEY II








A pessoa que está sendo gravada sobre um fundo para croma key deve-se mover sem efetuar movimentos bruscos: estes possuem a tendência de causar um esfumaçamento na imagem (blur) que acaba fundindo-se com o fundo, prejudicando a ilusão. O problema é mais aparente em formatos que utlizam resolução menor de cores na imagem, como por exemplo os formatos DV.




O posicionamento da câmera em relação ao fundo, a dica é manter a câmera perpendicular ao plano do fundo. Assim, ela não deve estar muito alta no tripé e inclinada para baixo nem muito baixa e inclinada para cima. Uma providência extrema é verificar seu nível de alinhamento com auxílio de um nível. Por outro lado, ângulos laterais também devem ser evitados, a câmera deve estar sempre de frente para a tela. Em todas as situações descritas acima, o fundo ficará ligeiramente mais próximo de um dos lados do plano do CCD do que do outro, afetando a intensidade de luminosidade nesse lado - luz mais intensa do que do outro lado. Essa luminosidade desigual, dependendo da sensibilidade do ajuste do croma key pode afetar a qualidade do processo, fazendo com que algumas áreas não fiquem totalmente transparentes.






cromakey e primeiro plano com brilho a presença de objetos brilhantes no objeto / pessoa a ser recortada deve ser evitada, principalmente quando localizados nas bordas dos contornos da mesma. O brilho nas bordas faz com que o recorte deixe de ter uma linha definida de contorno em relação ao fundo. O problema pode ocorrer por exemplo ao recortar um objeto de aço inox ou uma pessoa calva. A dica é utilizar nesses objetos ou pessoas recursos para reduzir o brilho - existem produtos específicos para isso, como sprays anti-reflexo.




Um quadro escolar (lousa para giz) pode ser improvisado como fundo para croma key. O quadro em questão deve ser do tipo verde, estar com sua superfície nova e bem lavada, isenta de riscos e falhas e ser uniformemente iluminada. A própria iluminação geralmente utilizada nesses locais (luzes fluorescentes) pode, se atingir de maneira uniforme o quadro, ser utilizada para iluminação do fundo (o quadro).





Croma key e sombras no fundo e primeiro planos e a intenção é integrar o primeiro plano ao fundo (varias pessoas  "colocadas"ao ar livre onde ela não está por exemplo), deve-se prestar atenção à iluminação do "fundo" e do primeiro plano, que deve estar consistente. Como "fundo" aqui entende-se não a iluminação da tela de cromakey propriamente dita, e sim a iluminação existente no local cuja imagem irá substituir a tela verde. Assim, se o Sol nessa praia produz sombras nas árvores e outras pessoas da direita para esquerda, no estúdio, a pessoa deve ter o refletor de luz principal movido também para esta posição. Uma inversão tornará o efeito inconsistente, chamando a atenção do expectador para essa desarmonia de integração pessoa / ambiente.












GOSTOU?
clique  AQUI para ver mais DICAS DE LUZ PARA TV E CINEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário