quarta-feira, 5 de junho de 2013

DICAS DE CROMA KEY I

O que é Croma Key?

Chroma key é uma técnica de efeito visual que consiste em colocar uma imagem sobre uma outra através do anulamento de uma cor padrão, como por exemplo o verde ou o azul.
É uma técnica de processamento de imagens cujo objetivo é eliminar o fundo de uma imagem para isolar os personagens ou objetos de interesse que posteriormente são combinados com uma outra imagem de fundo.


O efeito ou técnica Chroma Key é utilizado em vídeos em que se deseja substituir o fundo por algum outro vídeo ou foto. Você já deve ter visto nos telejornais quando vão anunciar a previsão do tempo, atrás da pessoa que apresenta há um mapa do local, para fazer esse efeito foi utilizada a técnica Chroma Key ou Keying, na qual se filma em um fundo de cor sólida, geralmente azul e verde e hoje se usam até o vermelho, e depois se substitui essa cor.



Aqui teremos algumas dicas para um bom croma key :


iluminar uniformemente o fundo, manter a pessoa / objeto do primeiro plano distante do fundo, não deixar que se formem sombras no fundo a partir da iluminação utilizada para o primeiro plano e não deixar que a iluminação do fundo "contamine" o primeiro plano.





Contornando a limitação do tamanho da tela algumas vezes, dependendo do efeito que se quer obter, o tamanho da tela de croma key disponível no estúdio pode ser insuficiente. Um exemplo é acrescentar a imagem de uma pessoa dentro de um campo de futebol, visto de um dos lados do gramado, onde a imagem dessa pessoa ocupe 1/3 da altura do quadro da imagem do vídeo. A alternativa mais dispendiciosa é obter uma tela "gigante", um local idem e toda a iluminação necessária. A forma econômica, no entanto, permite facilmente realizar o efeito na fase de edição-não-linear. No programa de edição, a imagem da pessoa com a pequena tela de croma key ao fundo deve ser reduzida, fazendo-se o efeito de picture-in-picture sobre uma imagem limpa em outra trilha na Timeline. 




A seguir, selecionar para background color dessa imagem limpa a mesma cor do fundo de cromakey. Ao fundirem-se as duas imagens na composição das trilhas tem-se a pessoa em tamanho reduzido sobre um "fundo" de cromakey muito maior do que o original. Basta então efetuar o recorte através da função de cromakey.


Verificando a qualidade da iluminação do fundo: uma forma de verificar se o fundo está uniformemente iluminado é gravar alguns segundos somente com este aparecendo no visor. A seguir verificar a uniformidade da cor verde ao longo do quadro da cena: deve haver uma linha reta em sua indicação. , com o uso de um monitor de onda, que pode ser do tipo hardware .

Assim será possível, em tempo real, efetuar todos os ajustes necessários e posicionamentos entre os elementos de primeiro plano, fundo e refletores até a melhor condição ser obtida.





Croma key e batimento do branco em uma montagem para croma key onde uma pessoa posiciona-se em frente ao fundo que vai ser recortado, o ajuste do branco deve ser feito excluindo-se o fundo. Para tanto, colocar um cartão branco na frente da pessoa e com zoom na câmera, fechar o ângulo até enquadrar totalmente o cartão no visor. Ajustar então o branco na câmera travando-o a seguir. Feito o travamento, retornar o enquadramento à sua posição original.






A distância da câmera ao fundo uma providência útil é manter a câmera a uma boa distância do primeiro plano, e assim utilizar o zoom na posição tele para fazer o enquadramento. Fazendo-se isso, a profundidade de campo diminui para uma pequena faixa à frente e atrás da pessoa em primeiro plano, deixando de revelar eventuais imperfeições no fundo, uma vez que o mesmo deixa de ser focalizado nitidamente.






Movimento da câmera em gravações de uma pessoa em frente a uma tela de croma key a dica é evitar ao máximo movimentar a câmera. Os ajustes de luz e posicionamento da pessoa tem que ser precisos, e a não ser que o conjunto luz + fundo seja extenso e uniforme, a movimentação causará um efeito de 'esfumaçamento' (blur) nos contornos da imagem, principalmente se estiver sendo utilizado algum dos formatos do grupo DV.


GOSTOU?
clique  AQUI para ver mais DICAS DE LUZ PARA TV E CINEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário