DICAS DE LUZ PARA TV & CINEMA


Nesta Sessão do Blog, teremos dicas de iluminação para Tv, Cinema e Vídeo Clips.Bom estudo!

O olho humano tem uma capacidade impressionante de enxergar uma gama bastante extensa. A câmera de televisão não pode se aproximar do alcance imenso do olho humano. Em produção de televisão, o iluminador tem de trabalhar dentro das limitações da câmera.
A iluminação para televisão é diferente da iluminação em teatro, fotografia e cinema. No teatro, nossos olhos são a referência, eles é que captam as imagens, e com isso conseguimos ver profundidade e enormes nuanças de luz. Infelizmente, a televisão tem somente duas dimensões. A percepção da profundidade terá de ser criada através de técnicas próprias de iluminação.

A imagem em televisão é bi-dimensional e nós temos de criar a sensação de profundidade. Abaixo, as luzes e seus nomes, que criam a sensação de volume e profundidade:
  • Luz Principal, Chave ou Key Light - esta é a principal fonte de luz da iluminação. É similar ao sol quando ilumina um lugar, ou lustre em uma sala, posto que coloca a maior parte da iluminação no objeto e cria sombras que serão percebidas.




  • Luz Secundária, de Preenchimento ou Fill Light - esta iluminação secundária preenche as sombras com luz suficiente para vermos detalhes na área sombreada sem cancelar a sua própria sombra.




  • Contraluz ou Back Light - esta luz ilumina o objeto de trás com acentuação de iluminação na cabeça e ombros. Este é um método primário de se obter profundidade em uma imagem.




  • Luz de Cenário, de Ciclorama ou Set Light - esta luz ilumina o fundo do cenário. Gelatinas coloridas são normalmente usadas de modo a colorir o fundo.






A maneira mais segura de determinar se há suficiente contraste de brilho em sua cena, isto é, se o esquema de cores está compatível, é observar a cena em um monitor preto e branco. Se a imagem parecer contrastante, suas cores são compatíveis. Se ela parecer lavada, faltando contrastes apropriados, as suas cores não são compatíveis.
A seguir temos alguns esquemas básicos de iluminação:

exemplo 1:





exemplo 2




exemplo 3





Os esquemas que acabamos de observar são simples, cada set requer uma adaptação. Sempre utilize as luzes principal, secundária e contraluz, na medida do possível, em sua produção




DICAS DE CROMA KEY


O que é Croma Key?

Chroma key é uma técnica de efeito visual que consiste em colocar uma imagem sobre uma outra através do anulamento de uma cor padrão, como por exemplo o verde ou o azul.
É uma técnica de processamento de imagens cujo objetivo é eliminar o fundo de uma imagem para isolar os personagens ou objetos de interesse que posteriormente são combinados com uma outra imagem de fundo.


O efeito ou técnica Chroma Key é utilizado em vídeos em que se deseja substituir o fundo por algum outro vídeo ou foto. Você já deve ter visto nos telejornais quando vão anunciar a previsão do tempo, atrás da pessoa que apresenta há um mapa do local, para fazer esse efeito foi utilizada a técnica Chroma Key ou Keying, na qual se filma em um fundo de cor sólida, geralmente azul e verde e hoje se usam até o vermelho, e depois se substitui essa cor.



Aqui teremos algumas dicas para um bom croma key :


iluminar uniformemente o fundo, manter a pessoa / objeto do primeiro plano distante do fundo, não deixar que se formem sombras no fundo a partir da iluminação utilizada para o primeiro plano e não deixar que a iluminação do fundo "contamine" o primeiro plano.





Contornando a limitação do tamanho da tela algumas vezes, dependendo do efeito que se quer obter, o tamanho da tela de croma key disponível no estúdio pode ser insuficiente. Um exemplo é acrescentar a imagem de uma pessoa dentro de um campo de futebol, visto de um dos lados do gramado, onde a imagem dessa pessoa ocupe 1/3 da altura do quadro da imagem do vídeo. A alternativa mais dispendiciosa é obter uma tela "gigante", um local idem e toda a iluminação necessária. A forma econômica, no entanto, permite facilmente realizar o efeito na fase de edição-não-linear. No programa de edição, a imagem da pessoa com a pequena tela de croma key ao fundo deve ser reduzida, fazendo-se o efeito de picture-in-picture sobre uma imagem limpa em outra trilha na Timeline. 




A seguir, selecionar para background color dessa imagem limpa a mesma cor do fundo de cromakey. Ao fundirem-se as duas imagens na composição das trilhas tem-se a pessoa em tamanho reduzido sobre um "fundo" de cromakey muito maior do que o original. Basta então efetuar o recorte através da função de cromakey.


Verificando a qualidade da iluminação do fundo: uma forma de verificar se o fundo está uniformemente iluminado é gravar alguns segundos somente com este aparecendo no visor. A seguir verificar a uniformidade da cor verde ao longo do quadro da cena: deve haver uma linha reta em sua indicação. , com o uso de um monitor de onda, que pode ser do tipo hardware .

Assim será possível, em tempo real, efetuar todos os ajustes necessários e posicionamentos entre os elementos de primeiro plano, fundo e refletores até a melhor condição ser obtida.





Croma key e batimento do branco em uma montagem para croma key onde uma pessoa posiciona-se em frente ao fundo que vai ser recortado, o ajuste do branco deve ser feito excluindo-se o fundo. Para tanto, colocar um cartão branco na frente da pessoa e com zoom na câmera, fechar o ângulo até enquadrar totalmente o cartão no visor. Ajustar então o branco na câmera travando-o a seguir. Feito o travamento, retornar o enquadramento à sua posição original.






A distância da câmera ao fundo uma providência útil é manter a câmera a uma boa distância do primeiro plano, e assim utilizar o zoom na posição tele para fazer o enquadramento. Fazendo-se isso, a profundidade de campo diminui para uma pequena faixa à frente e atrás da pessoa em primeiro plano, deixando de revelar eventuais imperfeições no fundo, uma vez que o mesmo deixa de ser focalizado nitidamente.






Movimento da câmera em gravações de uma pessoa em frente a uma tela de croma key a dica é evitar ao máximo movimentar a câmera. Os ajustes de luz e posicionamento da pessoa tem que ser precisos, e a não ser que o conjunto luz + fundo seja extenso e uniforme, a movimentação causará um efeito de 'esfumaçamento' (blur) nos contornos da imagem, principalmente se estiver sendo utilizado algum dos formatos do grupo DV.








A pessoa que está sendo gravada sobre um fundo para croma key deve-se mover sem efetuar movimentos bruscos: estes possuem a tendência de causar um esfumaçamento na imagem (blur) que acaba fundindo-se com o fundo, prejudicando a ilusão. O problema é mais aparente em formatos que utlizam resolução menor de cores na imagem, como por exemplo os formatos DV.




O posicionamento da câmera em relação ao fundo, a dica é manter a câmera perpendicular ao plano do fundo. Assim, ela não deve estar muito alta no tripé e inclinada para baixo nem muito baixa e inclinada para cima. Uma providência extrema é verificar seu nível de alinhamento com auxílio de um nível. Por outro lado, ângulos laterais também devem ser evitados, a câmera deve estar sempre de frente para a tela. Em todas as situações descritas acima, o fundo ficará ligeiramente mais próximo de um dos lados do plano do CCD do que do outro, afetando a intensidade de luminosidade nesse lado - luz mais intensa do que do outro lado. Essa luminosidade desigual, dependendo da sensibilidade do ajuste do croma key pode afetar a qualidade do processo, fazendo com que algumas áreas não fiquem totalmente transparentes.






cromakey e primeiro plano com brilho a presença de objetos brilhantes no objeto / pessoa a ser recortada deve ser evitada, principalmente quando localizados nas bordas dos contornos da mesma. O brilho nas bordas faz com que o recorte deixe de ter uma linha definida de contorno em relação ao fundo. O problema pode ocorrer por exemplo ao recortar um objeto de aço inox ou uma pessoa calva. A dica é utilizar nesses objetos ou pessoas recursos para reduzir o brilho - existem produtos específicos para isso, como sprays anti-reflexo.




Um quadro escolar (lousa para giz) pode ser improvisado como fundo para croma key. O quadro em questão deve ser do tipo verde, estar com sua superfície nova e bem lavada, isenta de riscos e falhas e ser uniformemente iluminada. A própria iluminação geralmente utilizada nesses locais (luzes fluorescentes) pode, se atingir de maneira uniforme o quadro, ser utilizada para iluminação do fundo (o quadro).





Croma key e sombras no fundo e primeiro planos e a intenção é integrar o primeiro plano ao fundo (varias pessoas  "colocadas"ao ar livre onde ela não está por exemplo), deve-se prestar atenção à iluminação do "fundo" e do primeiro plano, que deve estar consistente. Como "fundo" aqui entende-se não a iluminação da tela de cromakey propriamente dita, e sim a iluminação existente no local cuja imagem irá substituir a tela verde. Assim, se o Sol nessa praia produz sombras nas árvores e outras pessoas da direita para esquerda, no estúdio, a pessoa deve ter o refletor de luz principal movido também para esta posição. Uma inversão tornará o efeito inconsistente, chamando a atenção do expectador para essa desarmonia de integração pessoa / ambiente.












Nenhum comentário:

Postar um comentário